Casa Grande comemora 23 anos

9eb216_56cab9950a164fc69b8fc10f78561949A Renovação do Sagrado Coração de Jesus é o ato de renovar, abrir as portas da casa para o novo, festejar a existência, dia de comemorar mais um ano de morada naquele lugar.

A renovação na Fundação Casa Grande acontece todo ano, como uma data sagrada, momento de confraternização entre as famílias e amigos da Casa. Este costume foi preservado pelo casal de fundadores Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, que nesta data também comemoram seus anos de vida e trabalho dedicados a Fundação Casa Grande.

10363511_934894609856040_1048089707169463933_n

Rosiane e Alemberg

O dia da Renovação é escolhido para  renovar a ligação com o Sagrado Coração de Jesus, costume dos sertanejos da nossa região. Geralmente é uma data especial para os moradores da Casa. Cantos, rezas e pedidos com devoção singularizam a festa. Em toda Casa do sertão a Casa é tem suas cores avivadas nas paredes e flores para o santo. Na Casa Grande não é diferente, a festa começa cedo, com a pintura da Fundação. Na sala de entrada da Casa, a parede representa um santuário. Imagens retratam o Sagrado, transmitem a proteção precisa pra quem mora ali. Anualmente ocorre o ritual de enfeitar a sala principal com flores artesanais de papel, que colorem o altar dos santos.

 Em 1992, as portas da Casa Grande foram abertas pelas palavras de Antônio Maranhão recitando um poema de Olavo Bilac…

…“Aqui deves entrar como num templo. Com a alma pura e o coração sem susto. Aqui recebe da virtude um exemplo, aqui aprende a ser meigo e justo.[…]”

A partir daquele dia a Casa deixou de ser vista como abandonada e passou a ser habitada pela comunidade e principalmente pelas crianças, que logo tomaram de conta do lugar, dando cor, vida  e alegria a casa.

Em 19 de Dezembro de 2015, vamos festejar a existência de uma Casa que abriga o sonho de muitos meninos e meninas do sertão do cariri.

Conheça o blog da renovação:

http://renovacaocasagrande.wix.com/renovacao

 

Anúncios

Um comentário sobre “Casa Grande comemora 23 anos

  1. Eduardo Araripe disse:

    Não entendo por que até hoje, passado todo esse tempo, os criadores desta Casa nunca fizeram, ao menos que chegasse ao meu conhecimento, nem uma referencia a minha pessoa ! Nunca recebi nem um convite, nem uma foto postada, e a placa que indicava a autoria do meu projeto foi arrancada ! Pensar que participei do inicio dessa Fundação, com o Projeto Arquitetônico de Restauração e Revitalização da Casa que tinha praticamente duas paredes ! Fico triste por essa falta de consideração, mas feliz por ter participado, de alguma forma, do surgimento e posterior sucesso dessa Casa ! Parabéns Alemberg. Eduardo Araripe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s