Fundação Casa Grande

Confira Publicação Sobre as Crianças da Casa Grande no Catraquinha!

Deixe um comentário

criancas-memorial

Confira a matéria escrita por: Catraquinha

A criança deve ser livre para fazer o que for de seu interesse, desde que não atrapalhe seu desenvolvimento, não agrida sua integridade física ou moral, a mantenha em segurança, e ainda tenha aprovação de seus responsáveis. Com base nesses princípios, o Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, no sul do Ceará, dá a chance para que os pequenos guiem os turistas pelo local e ainda organizem toda a gestão do museu.

Segundo Alembergue Quindins, um dos fundadores do museu ao lado de Rosiane Limaverde, a ideia de ter a gestão do museu toda organizada e guiada pelos pequenos surgiu das próprias crianças. “Eles viam a gente recebendo e começaram a fazer o mesmo. Acho que é uma grande ferramenta para desenvolvimento de oratória, de organização, de autonomia e de autoconhecimento”, analisa.

O “trabalho” faz com que as crianças ajudem a preservar a história da região e adquiram mais aprendizado sobre suas origens. Com idade entre 5 e 12 anos, os pequenos ainda têm a chance de aprenderem aulas de rádio, expografia e museologia nos laboratórios do museu.

E ainda tem mais! Todas as crianças podem participar de escavações arqueológicas na região, coordenadas pelo memorial. A atividade, segundo Alembergue, faz com que os pequenos ajudantes auxiliem a encontrar e a elaborar explicações de novas peças para o museu, se tornando assim, parte de sua história e sua formação.

A casa onde se situa o memorial é de 1717 e fica em uma região de indígenas da etnia Kariri. Com a restauração, nos anos 90, o local passou a abrigar objetos doados e escavados no território, pesquisas feitas na região, pinturas rupestres, materiais arqueológicos e até mitológicos.

O Memorial do Homem Kariri atua em conjunto com sua mantenedora, a Fundação Casa Grande. Ao todo, mais de 500 meninos e meninas já passaram pelo museu, realizando diversas funções na cidade e ajudando a construir a relação com a comunidade e com suas próprias identidades.  

Fonte: Catraquinha

Acesse o site: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/criancas-sao-guias-turisticos-e-gerenciam-museu-no-ceara/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s