Fundação Casa Grande

Conheça a Tese de Doutorado de Rosiane Limaverde sobre Arqueologia Social Inclusiva!

Deixe um comentário

CLIQUE AQUI E ACESSE O CONTEÚDO DA TESE: ARQUEOLOGIA SOCIAL INCLUSIVA – A FUNDAÇÃO CASA GRANDE E A GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CHAPADA DO ARARIPE

Esta tese apresenta o estudo de caso da Fundação Casa Grande que utiliza dos conhecimentos sistematizados pela arqueologia, no delineamento de soluções práticas e caminhos frente aos problemas concretos da comunidade de Nova Olinda, Chapada do Araripe, Brasil. Essa comunidade através de suas crianças, pôde legitimar a herança do patrimônio arqueológico como guardiãs da memória local, construindo cidadania e dignificando suas próprias vidas. Essas heranças revividas, foram recriadas e retransmitidas pelas próprias crianças na construção da cidadania: Inventariando, conhecendo, preservando, partilhando e divulgando os antigos e novos saberes. Com essa experiência, pôde-se ainda inferir que a arqueologia deve sim, proporcionar e desenvolver os interesses científicos e sociais de produção de conhecimento sobre a herança cultural numa pequena comunidade,inserida em um macro contexto arqueológico, como a Chapada do Araripe e o Nordeste do Brasil. Neste processo de entrega do patrimônio cultural à contemporaneidade a arqueologia inscreve um potencial fundamental de desenvolvimento de uma Arqueologia Social Inclusiva, embasada numa experiência concreta, mas ao mesmo tempo intangível de reafirmação de identidade.

1798972_995891867089647_8179976306148936010_o

No dia 31 de março de 2015, a Arqueóloga Rosiane, Fundadora da Fundação Casa Grande apresentou a Tese de Doutoramento”Arqueologia Social Inclusiva: A Fundação Casa Grande e a gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe”, na Sala dos Capelos, Sala dos Reis de Portugal, na Universidade de Coimbra.  Rosiane Limaverde  recebeu aprovação por unanimidade com a nota máxima de “Distinção e Louvor” do corpo de júri da prova de doutoramento.

Neste processo, Rosiane Limaverde contou com a orientação da Dra. Maria da Conceição Lopes, Coordenadora do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, Universidade de Coimbra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s