SESC E FUNDAÇÃO CASA GRANDE CRIARÃO NOVOS MUSEUS ORGÂNICOS NA REGIÃO DO CARIRI

No dia 05 de junho a equipe da Fundação Casa Grande junto a equipe do SESC realizaram duas visitas nas casas dos mestres Bigode e Nena, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, para a futura criação de Pontos de Memória, a ideia do projeto é construir 16 museus, nas casas dos mestres da cultura popular da região do Cariri. A proposta da Fundação, conforme explica Alemberg Quindins, Diretor Presidente da Fundação Casa Grande é fortalecer a ideia de um assunto em cada canto.

A proposta da visita foi recolher informações e pesquisar fotografias, documentos, diplomas, figurinos, adereços, homenagens, comendas e a fazer o levantamento arquitetônico da casa dos mestres. No primeiro momento a equipe de pesquisa  e identidade visual fazem uma catalogação dos materiais pré-selecionados.

A primeira visita foi na casa do mestre Bigode que tem um grupo de Bacamarte e Maneiro Pau, a segunda na morada do mestre Nena, responsável pelo grupo dos Bacamarteiros da Paz e Brincante de Mateu, nos bairros São José e João Cabral, em Juazeiro do Norte-CE.  As visitas geraram muitas conversas e histórias que estruturam um universo de informações que irá compor a memória histórica dos museus

A proposta do Museu Orgânico é que, ao tempo em que o mestre conta suas histórias, as paredes ilustram o cenário simbólico e afetivo na Casa do Mestre. Para a Fundação, o projeto Museu Orgânico além de difundir a cultura local, garante mais pontos de visitação para circuito do Turismo Comunitário no Cariri.

Confira as fotografias!

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s