Conservação Patrimonial é tema do terceiro dia

Na manhã do terceiro dia do III Seminário Chapada do Araripe Patrimônio Dá Humanidade, a paleontologia foi ressaltada como uma poderosa ferramenta de inclusão e empoderamento do povo da região. Allysson Pinheiro, responsável pelo Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, reforçou a importância da união entre ciência, cultura e natureza para o desenvolvimento sustentável e a preservação das tradições ancestrais únicas encontradas no Cariri.

Um dos principais desafios destacados no evento foi a proteção ambiental e a conservação da fauna e flora brasileira. Carlos Augusto, chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trouxe sua expertise e enfatizou a necessidade de preservar a Floresta Nacional do Araripe. Ele ressaltou que essa área é um tesouro natural, abrigando uma rica diversidade de espécies únicas, algumas ameaçadas de extinção.

A preservação desse ecossistema não é apenas crucial para o equilíbrio ecológico, mas também para garantir a sobrevivência das futuras gerações. A proteção ambiental exige o engajamento de todos, e esses dias de programação na Fundação Casa Grande busca justamente fomentar essa conscientização e união em prol da causa.

Além disso, profissionais qualificados debateram os critérios e delimitações técnicas para o reconhecimento internacional da Chapada do Araripe como patrimônio. Candice Bellester, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Sônia Rampim, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Leonardo Castriota, Vice-Presidente do ICOMOS Internacional, e Julio Sampaio, Vice-Presidente do ICOMOS Brasil, trouxeram suas perspectivas em uma enriquecedora roda de conversa.

Com teatro lotado, o público pôde desfrutar de uma experiência repleta de conhecimento e vivências durante a 5ª Fala Magna do III Seminário Chapada do Araripe Patrimônio Dá Humanidade. O evento destaca a importância de preservar a rica cultura, história e natureza da região, consolidando-a como um patrimônio de valor inestimável.

Deixe um comentário